Personas: você sabe qual é a “cara” do seu público-alvo?

Quem trabalha com Comunicação, Marketing ou Publicidade, em algum momento pode ter ouvido o termo “Buyer Persona”. Este termo tende a ser mais comum no Marketing Digital, pois é o primeiro passo passo para alinhar as temáticas e pautas dos conteúdos numa estratégia de Content Marketing, por exemplo.

Buyer Personas são representações fictícias dos seus clientes “ideais” que, de certo modo, resumem todo seu público-alvo, com base nos dados demográficos, características, comportamento, motivações, principais desafios e seus objetivos.

A criação de personas é fundamental para compreender quem compra seu produto, ou “adere” a sua marca e por quê, assim na hora de se comunicar com seu público, suas estratégias podem ser muito mais efetivas.

O primeiro passo para começar a criar suas personas é: pesquisa. Se você possui uma base de clientes consolidada, é por aí que você deve começar. Enviar um e-mail marketing com uma pesquisa é um bom caminho e é importante não descartar os clientes insatisfeitos – eles podem lhe mostrar o caminho para melhorar e aprimorar seu produto. Outro meio que pode te ajudar na construção de uma persona é uma análise do NPS de sua empresa.

Mas você deve estar se perguntando, “O que eu preciso perguntar na minha pesquisa?”. As principais questões que devem serem feitas são:

• NOME DA PERSONA;
  • SEXO;
  • IDADE;
  • CARGO/OCUPAÇÃO;
  • EMPRESA;
  • EDUCAÇÃO;
  • PRINCIPAIS OBJETIVOS;
  • PRINCIPAIS PROBLEMAS/DESAFIOS;
  • COMO MINHA EMPRESA PODE AJUDÁ-LA;
  • PRINCIPAIS TAREFAS;
  • QUEM INFLUENCIA SUAS DECISÕES;
  • QUE TIPO DE INFORMAÇÃO ELA CONSOME E EM QUAIS VEÍCULOS;

Depois de fazer sua pesquisa, é a hora de apurar os resultados e fazer uma média com base nos principais pontos em comuns entre todos seus clientes. Depois disso é só personificar ficticiamente os resultados.

Com sua persona criada, você sabe com quem está dialogando, pode alinhar e direcionar seus conteúdos, expectativas do produto e tomadas de decisões com base no perfil projetado.

Entretanto, é importante ressaltar que persona não é a mesma coisa que público-alvo. A grande diferença entre os termos é que público-alvo é a prospecção de seus compradores de forma generalizada, por exemplo: Homens e Mulheres, de 25 a 43 anos, solteiros, graduação em ensino superior, pertencentes a classe B.

Enquanto personas são representações personificadas e mais detalhadas, por exemplo: João tem 28 anos, é Assessor de Imprensa formado em Relações Públicas e quer expandir seus conhecimentos em Marketing Digital para oferecer a seus clientes soluções mais efetivas, sua principal dificuldade é a falta de tempo devido a grande quantidade de clientes em sua carteira e busca ferramentas que podem tornar seu dia a dia mais prático.

E aí, você já sabe quem compra seu produto e o que ele espera da sua empresa? Se a resposta for não, você já sabe como criar a buyer persona do seu negócio e o sucesso de sua estratégia de comunicação depende muito desta etapa.

Pronto para alinhar sua persona com sua estratégia de marketing de conteúdo? Baixe grátis o ebook “Marketing de Conteúdo: O que é e como funciona” e saiba mais!