O comunicado de imprensa ou release é um instrumento poderoso, por ele é possível tornar pública e conhecida uma notícia, fato ou acontecimento através da distribuição e disseminação em diversas fontes. Esse é o objetivo de divulgar um release, tornar seu negócio conhecido e ser achado com mais facilidade pelo seu público alvo e/ou pela imprensa.

De forma mais ampla, o comunicado de imprensa é um texto em linguagem jornalística que geralmente é utilizado como apoio ou pauta por profissionais de jornalismo. Nas redações, constantemente é procurado entre releases conteúdo interessante e novo para ser publicado nos mais diversos veículos. Porém, para ter chances de divulgação o release precisa ter um conteúdo relevante, não se tratando de uma propaganda direta, mas sim relatando um fato/assunto interessante no qual a empresa ou produto está inserido mas não necessariamente como ator principal.

Um release pode ser usado para criar reconhecimento de marca, gerar tráfego para o seu site, criar exposição e burburinho para o negócio. O release pode ser um elemento chave para a construção da credibilidade do negócio/marca, pela exposição que ele gera para o conteúdo divulgado.

Estudos de mercado podem dizer a melhor forma de se comunicar com o seu público alvo e como alcançá-lo, para não fazer do release uma arma de destruição em massa, mas sim um tiro certeiro, direcionado. Tenha sempre em mente que independente do foco, o conteúdo deve ser bem escrito e produzido, de forma clara, coerente e bem elaborada.

Por fim, uma dica válida ao pensar no conteúdo que está construindo:
Releases com fotos e vídeos possuem maiores índices de serem acessados, lidos e lembrados.

É assessor? Baixe grátis o ebook “As tendências da área de Assessoria de Imprensa”!