Assessoria de Imprensa

O que não fazer ao escrever um release

Ao competir com outros conteúdos, em busca da atenção de jornalistas, seu release precisa estar além do adequado e definitivamente sem erros. É preciso, em outras palavras, ser um release perfeito. Até porque, você dificilmente conseguirá uma chance para causar uma boa primeira impressão duas vezes e, como diz o ditado, é exatamente essa primeira impressão que fica.

Não às MAIÚSCULAS em tudo
Não use letras maiúsculas para enfatizar, uma palavra, uma expressão ou uma frase inteira. A escrita com letras maiúsculas passa a impressão de grito, e ninguém gosta de ouvir ou ler gritos.

Não aos erros
Não confie 100% no corretor gramatical, e mais importante, peça para outra pessoa ler e buscar por erros gramaticais e erros de digitação no seu release. Nunca divulgue um release sem que outro par de olhos além dos seus tenha revisado o texto.

Não ao “embromation”
Não escreva um release curto demais ou longo demais. Achar o equilíbrio entre o pouco texto e o texto muito longo é quase uma arte. Um texto curto pode ser eficiente, se estiver focado no conteúdo, e um texto longo, com conteúdo demais pode se tornar cansativo para quem está lendo. Na dúvida, tente responder com qualidade as perguntas do Lead (Quem? O que? Como? Quando? Onde? Por que?).

Não ao espaço vazio
Não esqueça de colocar as informações de contato. Por mais óbvio que possa parecer, muitos jornalistas descartam releases bons por não terem a informação de quem escreveu o texto. Portanto, um bom conselho para não vacilar nessa parte é: comece preenchendo o contato e depois escreva o texto do release.

Além das indicações acima, vale lembrar que é importante não panfletar seu release ou enviá-lo para pessoas que não tenham interesse pelo tema. Aposte em pessoas de interesse, de influência na área da qual você está escrevendo e que você tenha permissão para enviar o release.

Quer mais dicas para escrever sua notícia? Confira este eBook que apresenta os 10 erros mais cometidos na criação de um release, e não erre nunca mais!

Recomendadas


Top