O que é uma agência de notícias?

O que é uma agência de notícias?

As agências de notícias, são empresas jornalísticas especializadas em distribuir e fornecer conteúdo noticioso. Elas operam através de escritórios locais que por sua vez não redistribuem o material diretamente para os leitores e consumidores diretos, e sim para clientes (jornais, revistas, rádios, televisões etc), funcionando como uma espécie de ‘’jornal para jornalistas’’.

Estes clientes normalmente pagam uma quantia fixa (mensal, semestral, anual…) para ter o direito de acessar as agências de notícias e reproduzir o conteúdo que elas oferecem.

Existem dois tipos de agência: comerciais e cooperativas. As agências comerciais, vendem os serviços e obtém lucro, já as cooperativas, são constituídas de órgãos de informação e buscam aumentar o volume de notícias circuladas.

Deste modo, as agências de notícia muitas vezes são consideradas um vendedor atacadista de informação e o que você vê publicado nos jornais, é sempre uma porcentagem muito pequena do volume enorme de informações que as agências têm todos os dias.

Visibilidade garantida para o seu conteúdo –  Veja como o DINO pode garantir suas publicações nas PRINCIPAIS agências de notícias do país – peça uma demo gratuita

Como funciona?

As agências recolhem as informações de seus correspondentes e as transmitem imediatamente para a sua central, de onde enviam para seus assinantes.

Com as novas tecnologias de comunicação, como a Internet, o trabalho das agências de notícias e seus correspondentes foi muito favorecido. Manter uma rede de stringers (colaboradores) nas maiores cidades ficou mais fácil, assim, repassar o conteúdo para os seus assinantes também ficou mais rápido.

Além disso, às agências de notícias permitem fornecer informações sobre países onde eles não têm correspondentes, ou sobre fatos que não têm meios de apurar por si mesmos.

Agência Estado

A agência Estado é uma agência de notícias privada, com mais de 10 mil usuários em sua base. Possui credibilidade e autoridade de um dos maiores grupos de informações do Brasil – o Grupo Estado.

Depois de 20 anos de sua fundação, a agência adquiriu a Broadcast, empresa que transmitia cotações das bolsas nacionais e internacionais para o mercado financeiro. Com a aquisição, a agência passou a fornecer aos clientes do mercado, informações e análises que tinham impacto direto sobre seus negócios.

Hoje, a agência oferece uma linha completa de produtos, nos assuntos: financeiro, político e de agronegócios. Isso tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

Agência O Globo

A agência O Globo com mais de 40 anos de experiências, distribui reportagens, infográficos, fotografias, colunas e coberturas especiais dos jornais O Globo, Extra e respectivos sites.

Com o apoio de correspondentes na Europa, América e Ásia e parceiros estratégicos em todo o país, fornece em média 180 notícias de diferentes editorias todo dia .

Sendo um dos maiores acervos de conteúdo do país, a agência O Globo conta com cerca de 20 milhões de imagens exclusivas desde 1930. Além de ter um atendimento de pesquisa pronto para atender demandas editoriais e jornalísticas através de sua pauta fotográfica diária e produtos de mídia.

O DINO e as Agências de Notícias

O DINO – Divulgador de Notícias Online é uma plataforma complementar para ampliar a visibilidade do seu produto, empresa ou serviço.

A plataforma garante a publicação em no mínimo 30 portais, incluindo as duas maiores agências de notícia do país e ainda envia seu conteúdo para mais de 25 mil jornalistas. Assim suas divulgações ganham credibilidade e confiança por serem distribuídas em grandes sites, aumentando o alcance do seu material.

Com a divulgação nas agências de notícias, seu conteúdo ganha um alcance ainda maior. Porque ele será redistribuído para todos os leitores e chegar nos mais de 10 mil jornalistas assinantes de todos os cantos do país. Uma oportunidade para atingir novos meios de comunicação e, quem sabe, mídia espontânea em canais diferentes.

E aí, gostou e quer saber como o DINO pode garantir seu conteúdo nas principais agências de comunicação? Peça aqui uma demo gratuita.

Mais posts