2

O release é uma ferramenta de assessoria de imprensa que tem como objetivo a comunicação externa. Seu principal propósito é atender demandas jornalísticas por qualquer tipo de informação, podendo anunciar uma série de novidades: eventos, promoções, notícias sobre produtos e serviços, etc.

O release serve como ferramenta para apresentar a profissionais de comunicação determinado acontecimento relacionado a marcas, corporações ou personalidades. Um release tem por objetivo final atingir o público consumidor de determinado meio ou veículo da mídia, usando a avaliação de jornalistas como filtro validador.

O processo para a produção de release é simples

– Definição da pauta (escolher o tema abordado para divulgação);

– Desenvolvimento do conteúdo (explicando o assunto para o jornalista);

– Encaminhamento aos jornalistas (seleção de mailing para enviar o material).

Desta forma, o jornalista de redação decidirá se falará do tema abordado em seu release.

 

Como fazer um release?

 

Título
O título é basicamente a frase chave que sintoniza toda a essência do release. Ele funciona como estímulo à leitura.

Bons títulos são claros, informativos e sucintos. Não é à toa que sites jornalísticos costumam limitar o número de palavras de um título de reportagem ou artigo. Afinal, o maior objetivo é apresentar de forma clara o assunto ao jornalista.


Resumo ou linha fina
Serve para acrescentar informações adicionais e que complementam o título. A linha fina é a chance de falar, de modo resumido, sobre o que se trata o conteúdo.


Introdução ou Lead

O primeiro parágrafo do release tem como objetivo sintetizar e agrupar as informações mais relevantes

– Faça igual um jornalista de redação e responda às perguntas: quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?

 

Segundo parágrafo

Após trazer as informações mais importantes no primeiro parágrafo, é hora de apresentar os outros acontecimentos. Mas lembre-se: faça isso sempre em ordem decrescente de relevância.

Considere usar:

– Dados de pesquisa: servem para sustentar o que está sendo noticiado.

– Citações: as citações servem como forma de interpretação e legitimação sobre o que é dito, principalmente quando são feitas por especialistas.

 

Parágrafos seguintes ou conclusão

Use a sequência do texto para descrever e relacionar o serviço do cliente/empresa com o conteúdo.

Dicas extras

– Um release deve ter aproximadamente uma página.

– Não se esqueça de adicionar suas informações de contato, como telefone, e-mail e endereço. Assim, caso sua pauta seja selecionada, o jornalista terá como te encontrar

– Além deste modelo simples de negócio com os releases, existem métodos e recursos para “turbinar” seu texto a ponto de torná-lo um produto/ferramenta precioso de seu negócio, chamar a atenção do jornalista e alcançar seu objetivo e de seu cliente: a publicação na íntegra. E mais que isso, um bom engajamento na internet.

 

Aqui no DINO – Divulgador de Notícias Online seu release vira uma notícia. Sendo assim, é importante trabalhar bem o seu conteúdo, pois ele deixa de ser uma sugestão de pauta para ser uma notícia pronta para a publicação em nossos sites parceiros.

 

Recomendadas


Top