Por DINO 24 de julho de 2017
O que é co-marketing?

Você sabe o que é Marketing?

Marketing é uma prática utilizada em muitas empresas que desejam obter bons resultados. Seu conceito, e mais que isso, é atividade necessária em qualquer setor empresa.

A palavra vem do termo em inglês “market”, que significa “mercado”. O marketing estuda causas, objetivos, necessidades, estímulos etc., que surgem a partir das diferentes maneiras pelas quais diferentes maneiras como as empresas se relacionam com o mercado em geral.

Seria, em suma, uma série de estratégias e planos com o intuito de entregar e trocar ofertas que tenham valores para consumidores, fornecedores, clientes, parceiros etc. Se você enxergava o marketing como uma simples ferramenta de venda, saiba que suas funções (isso mesmo! suas funções, pois o alcance e os caminhos que o marketing oferece são diversos, amplos e eficazes) vão além de simplesmente vender.

Engana-se quem acredita que vender, e simplesmente vender, é a ação direta, unilateral e sem reciprocidade. Vender não é a etapa final na relação entre Empresa X Cliente – Consumidor – Fornecedor etc., é apenas um estágio deste conjunto todo. O marketing, por sua vez, agregará relevância a este processo como: valor, confiabilidade, fidelização dos consumidores, prospecção de novos clientes, identificação de outras necessidades para atribuição de ideias inovadoras, planos e estratégias e muitos outros fatores determinantes quando se pretende traçar uma estratégia de mercado.

dino divulgador de notícias

Poderíamos, passar páginas e mais páginas apresentando modelos e elementos de marketing, mas o foco é outro. Vamos apresentar a vocês o Co-Marketing, seus conceitos, características, objetivos e diferenciais para que você inclua em seus planos, principalmente, de comunicação, apresentando novos caminhos a serem explorados. E, vale ressaltar, os resultados no percurso destes “novos caminhos” serão positivos uma vez que agregam valor a todos os envolvidos nesta forma colaborativa de se fazer marketing.

Se você, que conhece e pratica alguns dos conjuntos de atividades que o marketing oferece, como e-mail marketing, inbound marketing, endomarketing, marketing social, direto e indireto, entre outros, sabe que normalmente eles são produzidos individualmente, ou seja, até então sem nenhuma parceria que pudesse trazer novas ideias.

O que é co-marketing?

O Co-Marketing é uma ação de marketing compartilhado, ou seja, não se trata apenas da sua empresa produzindo modelos de venda estratégicos para seus negócios, e sim, as ideias, forças, ferramentas e equipes de uma segunda, terceira, quarta empresa parceira te ajudando. Na maioria das vezes, esta empresa é de segmento semelhante ao seu e possui o mesmo público-alvo. Pois o fato de atuar no mesmo mercado impede que ideias sugeridas entrem em conflito, comprometendo o projeto de co-marketing.

Como já mencionamos no início deste ebook, você pode buscar pela parceria nesta ação de marketing compartilhado, empresas do mesmo segmento que a sua e que tenham um mesmo público-alvo. Vale lembrar que tudo fica minunciosamente definido entre as empresas para que, no fim, a estratégia não seja positiva para uma e negativa para a outra.

Com quem utilizar?

O caminho para a estratégia de co-marketing começa como um só, juntando forças e experiências, capacidades profissionais e objetivos comuns. Porém, em determinado ponto do processo, este mesmo caminho é bifurcado e, a partir daí, as empresas seguem por direções distintas, prontas para aplicar suas ações e alcançar as metas estabelecidas.

O marketing compartilhado também é praticado fora do ambiente digital, ou seja, fora da internet. Este plano pode ser de modo físico, que tenha um viés social, por exemplo.

Tratando-se da internet, que permitiu a empresas adaptarem boa parte de suas ações ao formato digital, o co-marketing pode produzir todo tipo de conteúdo como, por exemplo, ebooks, posts de blog, vídeos (séries no YouTube), infográficos e muitos outros modelos.

Modelos de Co-Marketing em ambiente Digital

Como case de sucesso, apresentamos aqui um template produzido pelo DINO – Divulgador de Notícias – em parceria com as empresas Smartalk e Comunique-se.

Na ocasião, criamos em conjunto o modelo de template editável para apresentação de resultados, cujo público- alvo era formado por assessoria de imprensa. A peça trazia um arquivo em PPT (Power Point) dinâmico e customizável para facilitar o dia a dia de qualquer jornalista – assessor de imprensa.

Se o costume era a utilização de softwares como Photoshop para edição de imagens e PDF de clipping de notícias, produção de logotipos entre outros, para a criação de um PPT “do zero” ou até mesmo, dificultando mais ainda, utilizando softwares específicos, como o Adobe InDesign, com este modelo o assessor tem tudo pronto, precisando apenas inserir o conteúdo dos resultados de seu trabalho de divulgação do seu cliente e customizando da forma de desejar.

Essa parceria das empresas levou, de forma gratuita e de excelente qualidade, uma peça essencial para seus respectivos clientes. Já as empresas, ganharam leads (contatos de interessados) que inseriram dados ao baixar o conteúdo, descobrindo necessidades e apresentando seus respectivos produtos a este público.

Se você é um assessor de imprensa ou também se interessou neste produto, acesse o link para fazer download gratuito e turbinar sua mensuração de resultados.

Benefícios

A estratégia de co-marketing não se resume simplesmente em unir empresas para o desenvolvimento de ações. Vai muito além quando há uma boa definição e direcionamento para as ações estratégicas. Veja a seguir alguns dos diversos benefícios que a prática traz:

Aumento de Networking

Reuniões são elementos básicos que permitem testar o networking, promover entrosamento entre os empreendedores envolvidos e pensar nas futuras colaborações. Ao buscar parceiros e consequentemente fechar parcerias sua rede acaba se expandindo trazendo como benefício aos demais parceiros, o conhecimento de seu trabalho e sua capacidade de execução de tarefas em conjunto.
Procure sempre fazer co-marketing com empresas diferentes. Assim seu network aumenta juntamente com sua reputação.

Troca de experiências profissionais

É a oportunidade de mesclar experiências. Suas ideias foram pensadas para, de imediato, atender às suas necessidades, por tabela, atende as de outras empresas. Você se torna espelho de boas ideias.
Aproveite o co-marketing para mostrar aos parceiros o potencial de seu trabalho perante àquele assunto. Muitas empresas acabam conhecendo bons profissionais nessa relação e, quem sabe, você possa ser lembrado numa futura vaga. Claro que a ideia do co-marketing não é essa, mas é sempre bom termos bons contatos em nossa jornada profissional.

Market share diversificado

É a união de todo o seu potencial de alcance de clientes com o de seu parceiro de co-marketing impulsionando o resultado. Certamente você dá um duro danado gerando leads diariamente e renovando sua base de contatos. Seus parceiros de co- marketing estão no mesmo barco que você. Os leads gerados por cada um dos lados foi resultado de um trabalho intenso e, por diversos fatores, você não atingiu todo o target. Quem dera se fosse fácil assim, não é mesmo? Mas a oportunidade de conquistar mais centenas e centenas de leads está aí, na conquista de leads que já estão na base de seus parceiros de co- marketing e, por outro lado, eles também conquistarão (parte) de sua base de contatos. É uma troca justa e com excelentes resultados para ambos os lados.

Ações mais efetivas e com maior alcance

A estratégia tem que partir das maiores necessidades do seu público-alvo. É preciso conhecê-lo bem para identificá-las. E, somente você o conhece.

Então, busque produzir um material que, antes de tudo – até mesmo do seu propósito maior que é a prospecção, leve a ele um conteúdo que irá acrescentar positivamente em sua rotina de trabalho, contribuindo para a melhoria das práticas profissionais, na economia de tempo, precisão, e, por fim, nos resultados.

Colocando-o como a prioridade da sua ação você irá certamente obter um maior alcance. Ajudá-lo, agradá-lo, despertar novos estímulos e necessidades dele, impulsioná-lo a indicar seu produto para outros públicos que você ainda não alcançou etc.

Estes são apenas alguns dos benefícios que o marketing compartilhado pode trazer à sua empresa a partir de um material digital produzido. Este material, que vamos chamar aqui de peça, produzida para plataforma digital, além de levar informações de grande valor cultural e profissional ao público-alvo, é uma ferramenta ideal na geração de leads.

Empreendedorismo Marketing