Notícia como instrumento de marketing digital

Quando pensamos no termo notícia – que significa difundir informações sobre algum assunto, ou acontecimento de interesse público pelos veículos midiáticos e canais de comunicação -, é comum assimilarmos diretamente este instrumento comunicativo à assessoria de imprensa (RP) ou a um jornalista. A presença e a visibilidade dentro dos espaços de mídia – jornais, revistas, rádios, emissoras de TV, portais etc., sem dúvida estão diretamente ligadas ao trabalho destes dois profissionais, porém não exclusivamente.

O que isso quer dizer?

Que o marketing também pode (e deve) utilizar a notícia como um instrumento complementar de suas estratégias de comunicação.

O Inbound Marketing tem como um de seus  principais recursos para a atração e conversão de leads a produção de conteúdo relevante, em outras palavras, o Marketing de Conteúdo. Essa técnica, por sua vez, consiste basicamente em oferecer conteúdo informativo ao público em troca de suas informações, consequentemente fazer com que ele se qualifique e opte por seu produto num processo de compra.

O blog é um canal fundamental para divulgação dos conteúdos, entretanto, não deve ser o único. Conteúdos destinados para o blog, devem ser apenas uma parcela de todo conteúdo produzido, tangenciando os materiais ricos que são a verdadeira fonte de leads e conversões: Ebooks e Infográficos, por exemplo.

Outros meios de propagação destes conteúdos devem ser pensados e incluídos na estratégia, como as mídias sociais e até mesmo os portais de notícias e veículos de mídia online. E é neste momento que a notícia se torna uma poderosa ferramenta para disseminação, agregando valor e credibilidade aos materiais, pois como o próprio Rodrigo Azevedo (CEO do Grupo Comunique-se e DINO) comenta em uma de suas palestras sobre Digital PR: “Tem mais valor aquilo que falam sobre você do que o que você fala sobre si mesmo” – e realmente isso faz sentido, uma “autopromoção” não conduz o cliente a confiar em sua marca ou produto.

Em um breve exemplo disso, você compraria um carro só por que a marca se auto-afirma a melhor do mercado? Provavelmente não. O público tende a pesquisar e buscar informações de outras pessoas e veículos influentes que já tiveram alguma experiência com o produto e têm autoridade para avaliá-lo, e geralmente portais, sites e agências de notícias são ótimas fontes de informação.

E você já considerou que, como profissional de marketing, é muito importante incluir estes canais de mídia em sua estratégia de marketing de conteúdo? Por exemplo, se sua empresa oferece alguma solução digital para PME’s, é muito provável que o público que você procura leia a Exame.com, que possui grande notoriedade em relação ao assunto negócios e recebe em média 30 milhões de visitas mensais de leitores interessados neste assunto. O que isso significa? Que pode ser um local com grande concentração do seu público-alvo, e ideal para você divulgar seus conteúdos e conduzi-los ao seu site, o que já impulsiona seus meios de aquisição de leads.

Resumidamente, Marketing de Conteúdo é uma estratégia que provém conteúdo relevante para atração do público e portais, sites e agências de notícias são ambientes com grande concentração de conteúdo relevante e público que se interessa por essas informações, ou seja, sabendo disso você não vai ficar esperando as pessoas visitarem seu blog por livre e espontânea vontade, não é mesmo?

“Ok, o que eu faço agora?”

Primeiro você deve planejar uma divulgação dos conteúdos respeitando seu funil (Aprendizado e descoberta>Reconhecimento do problema>Consideração da solução>Decisão de compra) e alinhá-los aos ambientes editoriais que abrangem o assunto do seu conteúdo, o que significa que não faz sentido divulgar materiais sobre animais de estimação na Exame.com, já que a política editorial deste site só abrange negócios e relacionados.

“Já entendi, mas como faço para divulgar meu conteúdo nestes portais?”

O DINO é uma ferramenta que viabiliza a divulgação de notícias na mídia online. A rede de distribuição da plataforma é composta por mais de 120 sites, dentre eles sites de grande relevância como o Terra, Exame.com, Agência O Globo, Agência Estado, InfoMoney e Estado de Minas.

A plataforma ainda possibilita segmentar os conteúdos em até 5 editorias nas mais de 145 disponíveis, como Arte e Entretenimento, Negócios, Indústrias, Veículos, etc. Isso garante que sua notícia só será distribuída para sites que realmente são influentes no assunto de seu texto.

banner-demo-fimdepost