Marketing

Métricas e estratégia no envio de email marketing

No último post, abordamos a importância da escolha do dia e horário para o sucesso de uma campanha de e-mail marketing, e igualmente importante para o sucesso da campanha é saber avaliar as métricas de pós envio. A maioria das ferramentas de envio de e-mail marketing possui as opções de métricas e relatórios padrão, que auxiliam na hora de avaliar os números da campanha. O mais importante é saber ler e identificar essas métricas para aprimorar a estratégia utilizada a partir do histórico de ações realizadas. As informações mais essenciais e importantes são: taxa de abertura, taxa de rejeição, taxa de cliques e a taxa de conversão.

Taxa de Abertura (Open Rate) – É o percentual (ou número) de pessoas que receberam e abriram o e-mail.

Taxa de Rejeição (Bounce Rate) – É o número de emails que não chegaram até o endereço final. Os motivos podem variar desde a caixa de email cheia até e-mail digitado errado ou desativado.

Taxa de Cliques (CTR) – É o número de cliques que o email teve para algum link dentro da mensagem.

Taxa de Conversão (Conversion Rate) – É a porcentagem de pessoas que recebeu o email, abriu e clicou em algum link, finalizando a ação pretendida pela campanha.

Estude os números, compare com os dias e horários de envio e reformule a estratégia a partir das informações do relatório de leitura. Ao repensar a estratégia, avalie também a interação do público com o negócio como um todo e não apenas pela leitura do relatório de métricas do email marketing. Avalie o que está sendo divulgado em cada campanha, informações como o aumento de visitas, interesse e/ou vendas no site anunciado que podem não vir diretamente pelo e-mail marketing, mas sim por causa dele. Não foque apenas na taxa de leitura e clique do e-mail. Um público menor em leitura, porém maior em interação diretamente com a oferta divulgada pode ser muito mais interessante e trazer muito mais resultados para a campanha.

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