Google e SEO para assessoria de imprensa: por quê?

Por DINO 4 de dezembro de 2014
Google e SEO para assessoria de imprensa: por quê?

Dentre as diversas estratégias de consolidação de uma marca no mercado, a assessoria de imprensa certamente é uma das mais eficazes. Uma empresa noticiada pelos veículos de comunicação certos consegue, ao mesmo tempo, informar seu público acerca de suas atividades e fortalecer o relacionamento com os jornalistas, passo importantíssimo para se conseguir ainda mais espaço nas mídias. Porém, atualmente, o cenário se transformou, fazendo com que a presença na web seja cada vez mais necessária para ampliar ainda mais o impacto junto aos leitores.

Mas como fazer para potencializar os resultados conquistados pela assessoria de imprensa em um mundo cada vez mais digital? Para se ter uma ideia, o Instituto Verificador de Circulação (IVC) apontou que, em 2012, houve um aumento de 30% nos acessos a sites de veículos de imprensa. A grande questão é que, nesse ambiente digital, é preciso trabalhar a relevância do conteúdo apresentado, para que, dessa forma, o destaque nos motores de busca seja garantido. E é aí que o SEO entra para auxiliar o trabalho do assessor. Quer saber mais sobre essa ferramenta? Então confira já nosso artigo:

Posicionamento nos mecanismos de busca

Conquistar espaço nos veículos de comunicação é uma forma de garantir uma maior legitimidade, autenticidade e credibilidade nas informações contidas na web, o que pode ser ótimo para o bom posicionamento de uma marca. Entretanto, de nada adianta publicar uma excelente reportagem em veículos de grande circulação se seu consumidor em potencial não encontrar esse tipo de matéria quando realizar suas buscas. Assim, o SEO assume um papel estratégico para possibilitar que o trabalho do assessor ganhe ainda mais impacto e visibilidade.

dino divulgador de notícias

Papéis diferentemente complementares

Evidentemente, o conteúdo trabalhado pela assessoria nem sempre está de acordo com o objetivo do SEO, afinal de contas, enquanto um está preocupado com um projeto a mais longo prazo, o outro está preocupado com a notícia e com o interesse editorial a curto prazo. No entanto, buscar formas de complementar os dois trabalhos é fundamental para que se tenha o sucesso esperado, principalmente considerando que o SEO precisa de uma periodicidade intensa de conteúdos para dar certo, o que nos leva diretamente ao próximo ponto.

Relevância e periodicidade

É importante destacar, agora, a importância da assessoria para o SEO. Além da questão da periodicidade, essencial para a geração de resultados junto aos motores de busca, vale ressaltar que todo e qualquer conteúdo promovido e publicado pelos veículos de imprensa contribui — e muito — para um fator decisivo na hierarquização definida por esses gigantes mecanismos de pesquisa, como o Google: o ineditismo. Conteúdos originais normalmente ganham mais destaque em qualquer motor de busca, por isso, sua empresa poderá causar ainda mais impacto no que se refere às buscas orgânicas, o que é excelente para alavancar sua visibilidade.

E você, já concilia as técnicas de SEO com suas estratégias de assessoria de imprensa? Que tal saber um pouco mais sobre o poder dessa ferramenta? Então confira aqui nosso post e entenda por que ele é considerado a nova arma do profissional de comunicação! E não se esqueça de deixar seu comentário dividindo conosco suas impressões e experiências!

Quer saber mais ainda sobre SEO? Baixe nosso ebook “DINO & SEO” grátis!

Assessoria de Imprensa SEO