Criatividade é matéria-prima: saiba como usar o Marketing de Conteúdo a seu favor

Por DINO 11 de maio de 2015
Criatividade é matéria-prima: saiba como usar o Marketing de Conteúdo a seu favor

“Pensar fora da caixinha”. Uma expressão pontual e convidativa. Pode até parecer simples demais. Contudo, levá-la a sério pode resultar em benefícios consideráveis quando se trata de negócios, empreendedorismo e carreira profissional. Trata-se de ir além do óbvio. De transcender os próprios pensamentos e estratégias na busca por algo que, no mercado, vale ouro: o diferencial.

Em relação ao marketing, uma das técnicas fundamentais para o desenvolvimento de qualquer empresa, há como atravessar a linha tênue entre criatividade e estagnação com uma dose de “conteúdo”, ou seja, oferecendo aos clientes materiais que agreguem valor e conhecimento além de chamar sua atenção para a marca de maneira mais atraente – e não impositiva como nos casos de alguns modelos mais antigos de publicidade. Chegou o momento de cativar os consumidores não só pela necessidade de adquirir um produto, mas também pelo desejo que absorver informações relevantes que contribuam para seus planos tanto pessoais quanto profissionais. Esta é a vez do “Marketing de Conteúdo”.

dino divulgador de notícias

São muitas as ferramentas que podem contribuir para a criação de uma estratégia voltada para esse tipo de abordagem mais flexível e interessante. No DINO, por exemplo, há todo um trabalho voltado para aumentar a visibilidade de um elemento fundamental para a divulgação de materiais informativos – os releases. Grupos que buscam maior reconhecimento por parte de seu público-alvo devem se preocupar com a forma de se projetar nos meios de comunicação. Isso porque estar presente na mídia permite que os usuários tenham mais facilidade em encontrar informações valiosas compartilhadas pela empresa.

“Vender” sempre terá seu papel fundamental, mas e se os futuros clientes começarem a buscar pela marca ao invés da marca ir buscá-los? A essência do marketing de conteúdo é justamente essa capacidade de atrair o indivíduo até o produto após estabelecer uma relação de confiança e contribuição mútua. Todos os conteúdos que forem criados – e não mais limitados a citar produtos e mais produtos disponíveis para venda – a partir desta estratégia terão uma carga considerável de valor e, consequentemente, resultarão em clientes plenamente satisfeitos.

Se você possui uma empresa de computadores, por que não criar releases que falem sobre as tendências do mercado tecnológico? E que tal conseguir novos clientes para seu restaurante divulgando textos com receitas exclusivas criadas pelo seu chef de cozinha? Os usuários do DINO, por exemplo, conseguem selecionar a área que pretendem atingir com seu conteúdo relevante e então a ferramenta faz o papel de direcioná-lo aos veículos que dão visibilidade e importância para determinado tema. Vale ressaltar: visibilidade é algo fundamental para a estratégia de marketing de conteúdo, uma vez que o cliente deve ser abordado de maneira mais sutil – sem deixar de ser objetiva.

Construa um texto recheado de informações úteis, trabalhe a narrativa para que ele seja envolvente e intrigante, pense sempre nas palavras-chave que mais se relacionam com o tema e finalize o processo disparando um “Power Release” – conceito criado pelo DINO referente a releases mais completos, com recursos como imagens, vídeos etc. Numa pesquisa realizada pela empresa estadunidense Custom Content Concil foi revelado que só na primeira década deste século a aplicação do marketing de conteúdo em empresas atingiu crescimento de 178%. No Brasil, é possível citar alguns casos de sucesso como os da Cacau Show, Meu Amigo Pet e a empresa Tigre – esta última que criou um jornal focado em ajudar instaladores a usar seus produtos no dia-a-dia (veja mais ações de destaque nesse link).

Entenda como funciona a estratégia para Marketing de Conteúdo:

Obviamente, cada empresa deve encontrar o melhor caminho para trabalhar com marketing de conteúdo e atingir seus objetivos. A essência dessa técnica está justamente na capacidade de criar, inovar e chegar até o público-alvo oferecendo conhecimento e agregando valor à carreira profissional ou pessoal do mesmo. É nesse ponto que o “Pensar fora da caixinha” faz toda a diferença.

Quer entender tudo sobre marketing de conteúdo? Baixe grátis o ebook “Marketing de Conteúdo: Entenda o que é e como funciona”.

Abaixo, compartilhamos o vídeo da Rockcontent com boas informações sobre estratégia básica para marketing de conteúdo. Aproveite. Pronto, você já está “fora da caixinha”. https://youtu.be/8dmg1d3F3Bc

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