Como o setor de vendas pode usar notícias para entrar em contato com possíveis clientes?

Por DINO 19 de maio de 2017

Pode parecer absurdo, se até então você não cogitou essa hipótese, mas uma boa notícia pode ser uma forte aliada do vendedor, assim como uma “má fama” pode ser um empecilho.

Convenhamos: a “credibilidade”, que uma empresa possui pode ser o primeiro gancho para fazer com que o seu cliente em potencial não desligue o telefone, ou bata a porta na sua cara, mas decida conversar com você.

Neste sentido, Aristóteles, que foi o primeiro escritor a falar sobre retórica, dizia que este convencimento (tão comum no dia a dia do vendedor) se dava se três elementos estivessem presentes, sendo “ethos” o primeiro deles.

“Ethos” & notícia

“Ethos” está relacionado com a credibilidade que o vendedor e a empresa em que atua constrói com a postura e a reputação junto a seu cliente.

dino divulgador de notícias

O vendedor poderá conquistar essa confiança junto a seu interlocutor não somente no momento da venda, mas muito antes dela.

A título de exemplo: o cliente conheceu (por meio de terceiros, ou até mesmo por meio da imprensa) algo de negativo sobre a sua empresa. Naturalmente, isso lhe causou uma “má fama”, ou uma má reputação. Diante disso, quando você, vendedor, for telefonar para o cliente e bater à sua porta, uma única coisa irá passar pela cabeça do seu cliente em potencial: desconfiança; e não é sem razão: o histórico que essa pessoa tem da empresa que você representa é negativo, e portanto, muito dificilmente essa irá desejar fechar negócio com você, e nem mesmo conversar com você.

Por outro lado, imagine que o seu cliente em potencial leu uma notícia da empresa em que você atua, impulsionada pelo DINO – Divulgador de Notícias Online. A notícia é boa, situa a empresa que você representa positivamente entre dados de pesquisa e análises de mercado, e foi publicada em grandes portais (que por si só já emprestam credibilidade).

Este é o segredo para adquirir “ethos”, credibilidade, que precede a confiança em um bom negócio junto ao cliente. É a carta na manga de um bom vendedor.

A partir daí, uma vez conquistada a confiança do cliente por meio da reputação que a notícia possibilitou, é bola pra frente e marcar o gol.

Você pode contar com o DINO – Divulgador de Notícias Online, neste processo de construção de “ethos” – credibilidade. O DINO é uma ferramenta que permite aos profissionais e não profissionais da área de comunicação, alavancar um release ou comunicado de imprensa para interagir com o seu público-alvo, com o objetivo de dar uma maior VISIBILIDADE ONLINE a informação.

E aí, que tal dar o primeiro passo? Confira o Ebook “O que o jornalista espera como notícia da sua empresa?