Assessoria de Imprensa Marketing

Como fazer meu evento virar notícia? 6 dicas para inspirar matérias sobre ele

Que seu evento precisa de uma presença na internet você já tem certeza. O básico você não pode deixar de fazer: um site com todas as informações do evento, compra online de ingressos, streaming ao vivo, página e evento no Facebook, posts de blog, etc. E isso você não pode parar de construir, seu público já conta com isso.

Ele vai continuar procurando mais informações sobre seu evento na internet e você tem que fornecer os melhores conteúdos para ajudá-lo a achar o que busca. Já sabemos que, para resolver as dúvidas padrões, ele vai consultar o seu site, sua FanPage no Facebook, suas redes sociais, etc.

Porém, já pensou que legal seria se ele buscasse mais informações sobre seu evento e encontrasse uma matéria no Terra, na Exame.com ou outro portal de notícias, qual seria o impacto e a credibilidade que seu evento ganharia?

“Hoje menos de 1% das empresas no país exploram a mídia como canal para ações de comunicação e marketing. Por outro lado, mais de 70% acham importante para construir imagem e reputação de marca”, conta Marco Cacuro, responsável pelo Marketing do DINO.

Se a mídia é considerada importante para construir imagem e reputação de marca, por que menos de 1% a exploram como canal para ações de marketing? A resposta é simples, tirando os profissionais de RP, especialistas na área, outros não sabem o caminho das pedras para que seu evento apareça nos veículos de comunicação.

Não se preocupe, o caminho pode ser menos nebuloso e todos os eventos podem e devem ser notícia na mídia. Para ajudar os profissionais de comunicação que não possuem a expertise dos profissionais de RP e assessores de imprensa, criamos o DINO – Divulgador de Notícias. Com o DINO o processo para publicar um conteúdo na Rede de sites parceiros é tão simples quanto postar um artigo no seu blog usando WordPress. Se quiser saber como funciona clique aqui e peça uma demonstração para nossa equipe comercial.

Agora que sabemos que é possível sair na mídia seja graças ao trabalho de uma assessoria de imprensa, profissional de RP ou usando uma ferramenta de distribuição de notícias, como o DINO. Queremos te ajudar com 6 dicas básicas sobre o que noticiar de seu evento. Lembre-se que a notícia tem que ser informativa e não publicitária, o engajamento com o conteúdo noticioso é muito maior e traz mais credibilidade ao texto.

 

1. Conte a história do seu evento

A primeira dica é contar a sua história. Todo mundo gosta de entender as origens: como surgiu a ideia, o por quê de acontecer em certa época do ano, quem são os fundadores, qual foi o ano que mais trouxe público, etc.

Esses fatos que fizeram a história do evento podem muito bem criar uma notícia recheada de informações interessantes que vai ajudar seu público-alvo a se identificar ainda mais com seu evento. Um título de exemplo seria:

Título: Há 15 anos, evento reúne especialistas da indústria para discutir tendências do setor

 

2. Inovações no mercado que está inserido

Em muitas feiras de negócios o que mais atrai atenção da mídia são as inovações que as empresas participantes lançam e apresentam para o mercado durante o evento. Esse pode ser o gancho para criar uma matéria com conteúdo de qualidade.

De tanta informação que conseguem, as organizadoras de eventos tornam-se, muitas vezes, fontes de dados para abastecer jornalistas do setor. Aproveitando todas essas novidades, escreva sobre o que as marcas prometem levar para a feira, os lançamentos exclusivos que devem acontecer, a inovação daquela empresa referência, enfim, escolha o que mais será interessante para seu público.

 

3. Números do evento

Todo evento gera números, dados e informações relevantes para montar uma notícia. Que podem ser os clássicos, como: a quantidade de participantes, expositores, palestrantes, dados de interações nas redes sociais, o valor dos negócios gerados, etc. Estes, sozinhos já podem ser transformados em notícia.

Mas você também pode explorar números inusitados para complementar a matéria, como: número de refeições servidas, litros de café consumidos, GB consumidos do WiFi, etc.

 

4. Destacar as principais atrações

Sem dúvida, uma das razões que mais traz visitantes, são as principais atrações da feira. Sejam elas pessoas famosas, bandas, profissionais referências no mercado e até a presença de uma marca forte no setor.

Contar ao seu público que, por exemplo, o Facebook terá um painel em seu evento, que o presidente do Banco Central será palestrante, que o Metallica será a atração principal do seu festival, que um Chef famoso vai cozinhar para seus participantes, tudo isso pode ser notícia.

 

5. Feedback dos participantes

A experiência que você tem em um evento com certeza será o que fará você retornar, ou não para a próxima edição. Pensando nisso, recolher o feedback dos participantes e aprender com eles é essencial para planejar seu próximo ano e também pode ser fonte para uma matéria direcionada a mostrar como o seu evento foi bem aceito pelo seu público.

A notícia pode destacar os pontos ressaltados por um participante que tem um cargo importante no mercado, a opinião de um palestrante sobre a relevância do evento no setor, ou até a fala de um visitante comum que ressalte o quão interessante foi a experiência.

 

6. Não faça propaganda

Por último, mas talvez a dica mais importante. Não faça propaganda, não deixe seu texto publicitário ou institucional. A mídia não quer esse tipo de abordagem, deixe isso para outros canais onde seu público já espera essa linguagem.

Notícias são assuntos de interesse público, em textos de cunho jornalístico, sem emissão de opiniões, ou seja, com imparcialidade, que podem estampar as homes dos principais portais de notícia ou garantir um espaço em uma editoria.

 

Espero que com essas dicas você consiga colocar em prática e começar agora mesmo a divulgar seu evento na mídia online. Qualquer conteúdo, desde que bem trabalhado, pode virar notícia, inclusive seu evento, não importa o tamanho, se o texto for bom, as pessoas vão se interessar.

 

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