Como criar conteúdo relevante na minha estratégia de Marketing de Conteúdo?

Por DINO 21 de outubro de 2014
Como criar conteúdo relevante na minha estratégia de Marketing de Conteúdo?

Definitivamente, o marketing de conteúdo é uma das formas que mais vêm sendo utilizadas para gerar leads e engajar o público, dois objetivos muito comuns nas campanhas e ações de marketing das organizações. Não é à toa que, atualmente, as empresas estão destinando cerca de 25% dos seus orçamentos em marketing voltados para essa estratégia. No entanto, com a popularização do marketing de conteúdo é cada vez mais comum encontrarmos erros de abordagem.

Se não houver um compromisso com a qualidade das informações e do conteúdo, dificilmente o retorno esperado será alcançado. Além disso, é preciso levar em conta que o público anseia por qualidade em todo o serviço prestado por uma empresa e, portanto, é preciso entregar um material de qualidade, caso contrário existe, inclusive, o risco de a estratégia acabar surtindo efeitos indesejáveis.

É por esse motivo que a equipe da Dino resolveu trazer nesse post as principais dicas para que você crie um conteúdo de qualidade. Confira!

Não se trata de vender

Por conta da inexperiência, muitos empreendedores acreditam que o marketing de conteúdo é voltado para as vendas diretas. Por isso, criam textos institucionais, frios, que destacam os benefícios dos seus produtos ou serviços. A consequência é que, mais cedo ou mais tarde, os leitores do seu blog ou newsletter irão começar a sumir pouco a pouco. Pois o conteúdo foi pensado como um discurso de venda e não em um material que realmente possa trazer algum conhecimento relevante para o público. O primeiro passo é, portanto, criar um conteúdo associado à sua área de atuação, mas que tenha alguma utilidade para o leitor.

dino divulgador de notícias

Aproveite e monitore os hits  

A questão da relevância também deve ser atendida no grau de atualidade dos seus textos. Não, não é preciso montar uma estrutura jornalística para apurar pautas ou furos de reportagem, mas é fundamental verificar quais são os assuntos do momento para saber se os serviços ou produtos da sua empresa possuem, de alguma forma, uma relação com o que está acontecendo com o mundo. Esses são os famosos hits, excelentes atalhos para que a sua empresa pegue a carona em uma determinada “onda” e gere picos de engajamento nas redes sociais e nos blogs.

Aborde assuntos inéditos

Responda as perguntas que não foram respondidas, fale sobre assuntos que ainda não foram abordados. Segmentar o seu conteúdo é uma forma de se tornar uma referência em um determinado assunto, principalmente se considerarmos que a maioria das empresas trabalham com um material genérico e sem profundidade. Seja um especialista para que o seu público procure o seu blog sempre que tiver alguma dúvida no assunto escolhido. Além de garantir um maior número de visitantes no blog, a quantidade de “assinantes” nas redes sociais certamente irá aumentar.

Palavras-chave é o segredo

As palavras-chave são o segredo da receita que ninguém quer revelar. Não adianta nada produzir um conteúdo brilhante se o seu público não encontrar o seu material nas ferramentas de busca, por isso, utilize o Google Trends para verificar quais são as palavras-chave mais utilizadas no buscador. Esse é o segredo para fazer com que o seu conteúdo atinja mais facilmente o seu público-alvo, uma vez que ele irá aparecer com mais facilidade e, em alguns casos, até com destaque nos buscadores.

E você, possui uma estratégia de Marketing de Conteúdo? Se ainda não, baixe agora mesmo gratuitamente o ebook “Marketing de Conteúdo: Entenda o que é e como funciona”

Conteúdo Marketing