Assessoria de Imprensa

Como criar conteúdo atrativo para jornalistas

A comunicação com jornalistas deve ser ágil e em tempo real, pois eles estão sempre em busca da última notícia, aquela mais fresquinha e que vai dar um “up” no dia deles. Desta maneira, é preciso criar oportunidades de interação, gerar um fluxo de informações recorrente para os jornalistas, visando um diálogo constante. A partir daí, você tem brilhantes parceiros na divulgação das suas notícias. Quer saber como fazer isso?

Pesquise

Para tornar um conteúdo atrativo para um jornalista você precisa basear-se em fatos e dados comprováveis. O famoso “eu acho” não atrai ninguém, porque a notícia deve ser verídica e facilmente verificada. Sendo assim, pesquise muito antes de divulgar qualquer informação, verifique as fontes e tenha certeza absoluta do que está dizendo.

Fontes confiáveis

As fontes são o que alimentam as matérias jornalísticas, e portanto devem ser confiáveis. Se você vai citar uma pesquisa, diga de onde retirou as informações, qual é o nome da instituição que realizou a pesquisa e verifique ainda se ela é idônea, afinal, é a sua imagem que está em jogo.

Conheça seu público

Sim, estamos falando de jornalistas, mas qual é o perfil deles? Para quais veículos de comunicação eles trabalham? Qual é a linha de conduta de cada um destes veículos? Essas informações são imprescindíveis para que você desenvolva conteúdos que sejam relevantes para os jornalistas com os quais mantém contato, personalizando os conteúdos e se tornando útil para seus parceiros.

Segmente

O jornalismo está dividido em diversas áreas de atuação, como jornalismo econômico, financeiro, esportivo, cultural, e por aí afora. Para compartilhar conteúdos com essas pessoas, é preciso segmentar suas mensagens, enviando conteúdos especializados por área de atuação. Por exemplo: um jornalista esportivo não pode aproveitar um release sobre um evento social na cidade do Rio de Janeiro, concorda? O que ele fará se receber este material? Sim, vai jogá-lo fora. Sendo assim, antes de disparar e-mails para todos os lados, segmente!

Defina o seu posicionamento

Ao criar conteúdos para jornalistas, você deve adotar um posicionamento frente a determinado assunto e seguir do início ao fim defendendo seu ponto de vista. Mudar de opinião na metade não vale, pois tira toda a sua credibilidade.

Seja relevante

Enviar conteúdos que não agregam valor para o trabalho do jornalista só toma o seu tempo e o dele, não gerando nada de novo na relação de parceria. Portanto, só envie conteúdos que realmente valham a pena e tragam algum tipo de benefício ou conhecimento novo, o qual possa ser replicado para outras pessoas.

Use estratégias de SEO

O SEO pode ser utilizado para quase todas as estratégias de comunicação na rede, pois o uso de palavras-chave está intrínseco em todas elas. Ao utilizar estratégias de SEO na criação de conteúdo para jornalistas, você estará aumentando suas chances de visibilidade, já que a palavra-chave utilizada será algo de interesse geral e estará em alta nas buscas do Google e outras plataformas, fisgando o jornalista para a sua mensagem.

Jornalistas são comunicadores e, por conseguinte, curiosos. Se você criar uma boa chamada para o seu conteúdo e utilizar as dicas que demos neste post, certamente terá um aliado na distribuição da sua informação. Experimente!

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