Como chamar a atenção de jornalistas para o material de seu cliente?

Por DINO 13 de novembro de 2014
Como chamar a atenção de jornalistas para o material de seu cliente?

O jornalismo é uma atividade dinâmica e cativante, mas também muito atribulada. Os jornalistas têm pouco tempo para analisar propostas de pautas, realizar entrevistas, redigir matérias, atender visitantes e ainda manter uma seleção de top releases para utilizar quando preciso.

É aí que se encaixa o trabalho da assessoria de imprensa, que deve ofertar materiais completos e atraentes para o jornalista, dando-lhe todas as dicas e detalhes possíveis para que o material seja aproveitado na íntegra. Esses releases podem contar com diversos recursos que aumentem sua atratividade, e é exatamente sobre estes recursos que vamos falar agora:

Conteúdo

O conteúdo é tudo, claro. Mas que tipo de conteúdo você deve utilizar para chamar a atenção dos jornalistas? Um conteúdo exclusivo, de preferência que ninguém tenha tomado conhecimento ainda, e que seja de interesse coletivo.

Os veículos de comunicação jornalística não aceitam publicidade explícita, por isso, nem pense em enviar um release de auto promoção do seu cliente. Seja relevante no assunto, agregue valor ao trabalho do jornalista, facilite a vida dele ofertando conteúdos ricos sobre a área de atuação do seu cliente.

dino divulgador de notícias

Título

O título do seu material deve ser algo instigante, que desperte o interesse e faça com que o jornalista queira saber mais a respeito. Contudo, evite manchetes escandalosas ou supervalorizadas. Seja claro e vá direto ao ponto.

Imagens

As imagens são fundamentais para ilustrar aquilo que você está ofertando para o jornalista como conteúdo, não pode ser uma imagem qualquer, tem que estar bem alinhada com a informação divulgada. Selecione imagens bem focadas, estratégicas, atratentes e que traduzam o seu release em cores e linhas.

Vídeos

Vídeos são excelentes para ilustrar temas complexos e chamar a atenção dos jornalistas. Lembre-se sempre de enviá-los em anexo ao e-mail e informar que o está enviando. Verifique se a imagem e o som tem qualidade e se tudo está perfeitamente compreensível para que o jornalista não perca tempo tentando decifrar a mensagem que você gostaria de transmitir.

Infográficos

Os infográficos são uma forma lúdica de explicar temas complexos, e você pode usá-los para chamar a atenção dos jornalistas quando enviar um material do seu cliente. De leitura rápida e entendimento fácil, o jornalista terá uma ideia geral do assunto apenas dando uma passada de olhos, o que contribui para que ele selecione sua proposta de pauta para a próxima edição.

Janelas

Dar destaque a alguma frase de impacto do seu release também é uma boa estratégia para atrair a atenção dos jornalistas. Selecione uma frase que condense o assunto de forma clara e objetiva, que desperte a curiosidade do jornalista para ler o restante do conteúdo.

Depoimentos

Depoimentos de outras pessoas a respeito do tema, principalmente se você tiver a chance de destacá-los, dão maior credibilidade ao material apresentado. Mas cuidado: os depoimentos devem ser verídicos e facilmente comprováveis mediante consulta ao depoente, combinado?

Quanto mais relevante for o tema do material enviado, mais chances de vê-lo sendo aproveitado pelo jornalista, portanto, esforce-se em desenvolver conteúdos que realmente agreguem valor e tenham interesse coletivo. Na medida do possível, forneça materiais complementares e disponha-se a esclarecer dúvidas que possam surgir por parte do jornalista. Afinal, toda cortesia faz diferença nessa hora.

Quer mais dicas de como atrair a atenção dos jornalistas? Baixe grátis o ebook “O que o jornalista espera como notícia de minha Assessoria”!

Assessoria de Imprensa Jornalismo