Assessoria de Imprensa

Assessorias de imprensa 3.0 – Muito mais do que um disparador de e-mails

Desde seu surgimento –em 1906, pelas mãos do profissional de Relações Públicas, americano, Ivy Lee – o Press release tem sofrido mudanças significativas para acompanhar a evolução da relação entre corporações e os veículos de comunicação. O que nasceu como uma forma rápida de satisfazer os jornalistas que buscavam a confirmação de uma informação, hoje é uma das principais maneiras de as empresas divulgarem suas iniciativas e conquistarem espaço espontâneo na mídia.

Mas se antes bastava produzir o release, enviá-lo a uma lista de jornalistas por meio dos Correios ou fax e depois partir para o follow-up, com o surgimento da internet algumas regrinhas desse jogo foram alteradas.

A influência da internet

Antenadas nos movimentos que surgiram com a rede mundial de computadores nas duas últimas décadas, as assessorias de imprensa têm se apropriado de conceitos do meio digital para adequar ferramentas há muito utilizadas em suas estratégias, entre elas o release, e tornar a divulgação das informações de seus clientes cada vez mais direta e efetiva.

A primeira mudança foi a utilização do e-mail, que agilizou o “modus operandi” do envio de releases e o contato com as redações, mas por outro lado dificultou a visualização do material, uma vez que os jornalistas passaram a receber cada vez mais comunicados. Depois veio a popularização das redes sociais, com a consolidação da web 2.0, o que proporcionou novas plataformas online e outros canais de divulgação.

Foi preciso então pensar em maneiras de tornar o conteúdo dos releases mais atrativo, facilitando o trabalho dos profissionais das redações em selecionar o que de fato poderia render uma pauta interessante e, principalmente, ampliar os pontos de contato para disseminação das informações dos clientes das assessorias. Isso se deve ao fato de que, além do jornalista, hoje contamos com outros intermediários entre uma companhia e seu público, como blogueiros e personalidades digitais.

A importância dos publicadores de releases

É aí que surge uma nova ferramenta para facilitar este fluxo de informação: o publicador de releases. Além de tornar o trabalho de divulgação mais dinâmico com a publicação de releases em vários sites simultaneamente, potencializando o alcance da mensagem, ele agrega valor aos comunicados. Quer saber por quê?

  • Porque é rápido e prático: o assessor que conta com um publicador de releases só precisa estar conectado na internet e cadastrar o comunicado na plataforma.

  • Porque alcança o público ideal: além de ser enviado aos veículos de comunicação, o release é publicado em vários sites de interesse do cliente na mesma hora, atingindo o público certo e garantindo visibilidade online, inclusive nos dispositivos de busca, como o Google.

  • Porque é fácil de verificar os resultados: publicadores de release geram relatórios, métricas e gráficos que permitem verificar os resultados dos disparos, que poderão ser utilizados para o desenvolvimento de ações futuras e melhorar o conteúdo dos comunicados.

O DINO desenvolveu uma plataforma de divulgação de releases que é muito mais do que um disparador de notícias, pois conta com um mailing inteligente, que envia conteúdo direcionado aos principais jornalistas; dissemina conteúdo na internet,  com a publicação em dezenas de canais relevantes; oferece SEO de conteúdo, pois auxilia no ranqueamento dos releases nos sites de buscas; e gerando clipping para os clientes.

Se você quer acompanhar as mudanças no trabalho das assessorias de imprensa e garantir um relacionamento mais dinâmico com os veículos de comunicação e formadores de opinião, conheça agora mesmo os planos da DINO e utilize também um publicador de releases.

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