Assessoria de Imprensa: ferramenta eficaz para seu plano de comunicação

Por DINO 18 de abril de 2016
Assessoria de Imprensa: ferramenta eficaz para seu plano de comunicação

Se você já teve a oportunidade de jogar xadrez, certamente conhece o objetivo e a importância de cada peça no tabuleiro. Cada peça com sua função e meta; todas formando uma equipe e com um único objetivo: conquistar espaço para vencer.

Pois bem, assim como numa partida de xadrez, você também quer que sua empresa conquiste novos espaços no mercado e coloque os concorrentes em xeque. Isso acontecerá após a aplicação de um estratégico e preciso plano de comunicação para sua marca, que envolve áreas como Relações Públicas, Publicidade, Assessoria de Imprensa, Assessoria de Comunicação, Marketing, entre outros segmentos e seus respectivos profissionais.

Não adianta! Você só será visto e ouvido se sua comunicação for eficaz. Não há plano de negócio sem que nele tenha uma estratégia de comunicação. Se você, empresário, preza pela boa imagem, reputação, colocação no mercado e relação de confiança com seu cliente, então necessita utilizar a comunicação como recurso primordial para alcançar estes objetivos iniciais e obter bons resultado. Essa comunicação é um processo de “mão dupla”, pois não adianta transmitir a mensagem ao receptor sem esperar dele uma reação. A assessoria de Imprensa faz justamente este papel.

O papel da Assessoria de Imprensa no plano de comunicação

Foi em 1906 que o jornalista estadunidense Ivy Lee decidiu investir em outro negócio. Negócio que naquela época nem existia. Lee aceitou a difícil missão de atender ao seu primeiro cliente, o empresário Rockefeller acusado de monopólio. Lee assumiu a responsabilidade assessorar os negócios de Rockefeller e reconstruir a imagem negativa do empresário. Nascia então os serviços de Assessoria de Imprensa.

Ela – a assessoria – também compõe o corpo do plano de comunicação. É responsável por transmitir à imprensa informações de quem assessora. Cabe também a difícil tarefa de gerenciamento de crise, ou seja, quando a empresa encontra-se em situação desconfortável no mercado e na mídia, é preciso agir com rapidez e efetividade para inverter o quadro. Como foi o caso do jornalista Ivy Lee com seu cliente Rockefeller.

Neste sentido, as empresas têm investido cada vez mais em planejar estratégias de comunicação para ter um espaço disputado na mídia e poder levar ao seu público-alvo as novidades, as ações, as mudanças e tudo que for pertinente e de interessante ao seu cliente. As assessorias de imprensa são contratadas e ganham destaque quando o assunto é a boa imagem e reconhecimento de sua empresa.

O assessor, por sua vez, é o profissional que deve organizar e gerenciar todas as reuniões possíveis do plano de comunicação e marketing. Por ser o profissional que vai tratar diretamente com o jornalista, o assessor precisa saber de tudo que foi alinhado sobre a empresa o planejamento de ações. Se uma informação for ou deixar de ser transmitida à imprensa mídia, poderá ter interpretações e resultados diferentes.

Como matéria prima está o conteúdo textual. É assim que as assessorias buscam os melhores espaços para o seu negócio nos veículos de comunicação. Vale ressaltar: o assessor de imprensa também é jornalista, por isso, é um profissional que entende o mercado e as políticas editoriais dos grandes portais, conhece os colegas jornalistas (possui um mailing pessoal), tem domínio de texto (utilizando os releases como ferramenta de disseminar informação de sua empresa), entre outros conhecimentos ligados ao jornalismo.

O release deve ser um conteúdo de cunho informativo, que apresente não apenas as ações e novidades do assessorado, mas, nos dias de hoje, um bom comunicado à imprensa é aquele que traz dados e pesquisas sobre o mercado do assessorado, por exemplo. Assessores também estão investindo em Marketing de Conteúdo, que nada mais é que enriquecer o texto/release aplicando diversos recursos estratégicos como as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Pensando em tudo isso, fica clara a importância do plano de comunicação eficaz para pequenas, médias e grandes empresas. A comunicação está fortemente presente nas redes sociais. O consumidor web 2.0, cada vez mais envolvido com a internet, é aquele que reage a estímulos gerados pela sua empresa. E, esta reação é comunicação.

Quer saber mais sobre as tendências do mercado de Assessoria de Imprensa? Baixe grátis o ebook “As tendências da área de Assessoria de Imprensa”e fique por dentro de tudo!