Geral

Assessores de imprensa: 6 dicas para alcançar o sucesso

A área de assessoria de imprensa vem ganhando destaque cada vez maior no mercado.

Os principais benefícios de contar com os serviços dela são:

  • Visibilidade na imprensa;

  • Ganho de reputação e fortalecimento de marca;

  • Difusão de informações positivas;

  • Possível alavancagem nas vendas (abre portas para possíveis clientes que nunca ouviram falar de você);

  • A empresa será mais visível nos mecanismos de busca, já que o material enviado pela assessoria é publicado em sites e portais e ficará arquivado por muito tempo.

É uma área que se mostra repleta de desafios no dia-a-dia, que podem ser superados com planejamento e algumas reflexões.

1. Escolha ser assessor de imprensa por acreditar no que faz

Não escolha sua profissão pela possibilidade de “ganhar mais dinheiro”. Qualquer profissão bem sucedida exige envolvimento, estudo e constância. Um bom rendimento financeiro se torna consequência da execução do seu trabalho no decorrer do tempo.

2. Assessoria exige dedicação e flexibilidade

É uma profissão com atividade dinâmica que, na prática, vai exigir que você trabalhe com um plano bem pensado, mas também com muito jogo de cintura para acolher o que vai surgindo. As mudanças no decorrer de um processo, podem ser vistas, muitas vezes, como oportunidades.

3. Relacionamento

É necessário um ótimo relacionamento com as pessoas, tanto com os clientes (pessoas físicas, entidades, empresas ou órgãos públicos) quanto com a mídia.

4. Leitura em dia

Ler vai te ajudar a ser mais crítico, a ver sempre muitas oportunidades. Ter referências bibliográficas é extremamente relevante, assim como ter constância no acompanhamento dos veículos que você vai desejar pautar. Para escrever bem, é importante estar com a cabeça aberta, longe de preconceitos e disposto a conhecer e entrar em novos universos. Representar pessoas, de certa forma, vai exigir isso do especialista.

5. Facilite sempre

O papel do assessor de imprensa não surgiu e continua à toa. Cada solicitação deve ser vista com importância. Tudo é uma questão de se colocar no lugar das outras pessoas.

6. Esteja pronto para administrar crises

Seja uma entrevista que foi desmarcada em cima da hora, o assessorado que está preso no engarrafamento, ou mesmo o release que só pode sair depois que você tiver um bom material (pesquisado e recebido pelo cliente), é preciso contar  com a compreensão dos  envolvidos. Respira!

Quer saber mais sobre as tendências da área da comunicação? Baixe grátis o ebook “As tendências da área de assessoria de imprensa” e invista nas maiores estratégias para alavancar os resultados de seus clientes!

Mais posts


Top