Ricardo Guimarães do BMG é homenageado pela Câmara.

Belo Horizonte, MG 29/09/2015 – Empresário e ex presidente do Banco BMG, Ricardo Guimarães, recebeu da Câmara Municipal o diploma de Honra ao Mérito no dia 18 de abril de 2011.

Empresário e ex presidente do Banco BMG Ricardo Guimarães, natural de Belo Horizonte, recebeu da Câmara Municipal o diploma de Honra ao Mérito no dia 18 de abril de 2011.

Filho de Flávio Pentagna Guimarães e neto de Antônio Mourão Guimarães, fundador do banco. Em 1980 começou a trabalhar nas empresas da família em 1980, como auxiliar de escritório. Em 1988, graduou-se em Administração de Empresas pela UNA.

A cerimônia de solene realizada por solicitação de Daniel Nepomuceno para entrega do prêmio foi iniciada pelo presidente da casa Léo Burguês de Castro que em seguida passou a frente dos trabalhos para seu colega.

Léo Burguês citou durante a reunião o grande trabalho realizado por Ricardo Guimarães no Clube Atlético Mineiro entre 2001 a 2006 enquanto presidente. O parlamentar expressou sua satisfação de “abrir novamente as postas de casa” lembrando então que em 2004 Ricardo Guimarães foi agraciado com o Grande Colar do Mérito Legislativo.

Durante os trabalhos também foi ressaltado através do deputado Fred Costa as qualidades de Ricardo Guimarães que conseguiu se tornar um empresário de sucesso levando a marca da lealdade e ética, além do apoio ao esporte nacional, aficionado por todos os esportes, tênis e vôlei e tantos outros que sempre apoiou, com patrocínio e investimentos diretos.

Vale citar que em 2010 Ricardo criou a Soccer BR1, um fundo de investimentos em atletas do futebol. Considerado o primeiro no País regulamentado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), no mesmo ano de sua criação foram investidos mais de R$ 20 milhões na compra dos direitos econômicos de vários atletas, que estão em atuação em oito clubes. Por causa dele, podemos dizer que o BMG é como cita Fred Costa “o mecenas do esporte nacional”.

O vice-governador Alberto Pinto Coelho declarou que a homenagem coroava de forma merecida a saga de uma família importante, sempre comprometida com o desenvolvimento do esporte, além de afirmar que “o trabalho de Ricardo Guimarães tem o selo do compromisso e da cidadania. É um exemplo para a nossa sociedade”. Em seguida, o presidente da Casa fez a leitura dos termos do diploma e entregou-o ao homenageado juntamente com Daniel Nepomuceno, que ao lado de Fred Costa ainda entregou a Ricardo Guimarães uma placa.

Durante os agradecimentos Ricardo Guimarães disse se sentir honrado em poder manter a tradição iniciada por seu avô frente ao BMG, além de afirmar que em Belo Horizonte estão suas raízes profissionais e familiares.

Durante a cerimônia estiveram presentes, o Secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB); o deputado federal Wellington Prado (PT); o Secretário Municipal de Finanças, José Afonso Bicalho Beltrão da Silva, representado o prefeito Márcio Lacerda (PSB); a deputada estadual Luzia Ferreira; Luiz Otávio “Ziza” Valadares; o deputado estadual Sávio Souza Cruz (PMDB); o desembargador José Marcos Rodrigues Vieira; o vice-diretor presidente da Escola Nacional de Magistratura (ENM), desembargador José Nepomuceno da Silva, representando a Associação dos Magistrados Brasileiros; o pai do homenageado, Flávio Pentagna Guimarães, do filho Flávio Pentagna Guimarães Neto e ngela Guimarães.

 

Comments are closed.