Você sabe como apresentar resultados em forma de relatório para os seus clientes?

Por DINO 10 de agosto de 2017
Você sabe como apresentar resultados em forma de relatório para os seus clientes?

Uma vez que as metas forem atingidas com sucesso, o aumento do número de pessoas interessadas no trabalho virá seguido de uma questão a ser tratada na sequência: a fidelização dessas pessoas em relação à assessoria.

Os serviços prestados por assessores de imprensa são diversos. Desde produção textual para divulgação de clientes e seus conteúdos na mídia até direcionamento do mesmo em situações de crise, as atividades executadas exigem criatividade, objetividade e versatilidade por parte de quem as executa.

Todo o investimento feito em prol da otimização dos serviços prestados deverá, na melhor das hipóteses, gerar um retorno positivo e superior ao valor inicialmente aplicado. O ROI (Return On Investment) é justamente o cálculo feito para mensurar esse retorno e perceber quais são os pontos que estão funcionando conforme o planejado e quais não estão.

Este tipo de taxa é fundamental para a autoavaliação da assessoria, contudo, também pode servir como uma maneira de conquistar a atenção e confiança dos parceiros e futuros clientes. Apresentar resultados reais em forma de relatórios é uma boa pedida.

 
dino divulgador de notícias

Dois tipos de documentos podem ser encaminhados aos contratantes. O primeiro irá se basear no ROI e listará as principais conquistas da assessoria, seu crescimento, o reconhecimento na mídia e, obviamente, os trabalhos executados que tiveram maior repercussão. Compartilhar tais informações mostra não só a transparência da assessoria em relação à sua atuação no mercado, como também as metas atingidas – o que reforça comprometimento e profissionalismo.

Dificuldades e etapas superadas também são chamativos interessantes de serem destacados, uma vez que nenhuma instituição está livre de empecilhos – mas nem todas conseguem superá-los com maestria.

Outro relatório a ser construído é aquele cujo conteúdo se refere às metas dos clientes que foram atingidas. Ele, que é fundamental para qualquer empresa, servirá como ferramenta de fidelização e reunirá o “saldo” das ações que foram planejadas e executadas com sucesso.

Alguns elementos que devem constar nele:

Clipping:

Reúne os registros de todas as publicações sobre o cliente, o que demonstra efetividade na divulgação;

Leituras:

Se possível, solicitar com os portais que divulgaram a notícia os números referentes à quantidade de vezes que o release foi lido;

Impressões:

Sempre importante visitar os portais nos quais foram divulgadas as pautas para conferir quantas vezes elas ficaram em destaque;

Interações em redes sociais:

Coletar comentários e sugestões sobre o conteúdo divulgado assim como apresentar as ações feitas nas redes e a interação gerada com o público-alvo além de analisar e auxiliar a construção da imagem do cliente na web;

Relatório Google (Palavras-chave e Ranqueamento):

Este tipo de relatório demonstra a efetividade do uso de palavras-chave na composição do texto, revelando, por meio da posição que a pauta ocupa no resultado de pesquisa do Google, o grau de visibilidade alcançado.


O diferencial vem justamente da capacidade de fazer com esse cliente se reconheça no trabalho da assessoria. E goste da visão que terá “de si mesmo”.

Assessoria de Imprensa Marketing