Planejamento de Digital PR: o que é e como fazer

Por DINO 29 de julho de 2022
Planejamento de Digital PR: o que é e como fazer

O profissional de Digital PR possui uma visão holística do perfil de uma marca e da elaboração de campanhas multicanal para impactar positivamente seus influenciadores

O termo “Digital PR” é usado para denominar as Relações Públicas na era digital. E o bom profissional deste ramo deve ser, principalmente, um excelente criador de conteúdo. Afinal de contas, é preciso produzir textos que as pessoas queiram usar e compartilhar. Quem atua nesta função desempenha atividades como relações com a mídia, eventos, comunicação corporativa e até mesmo a produção de comunicados à imprensa.

Essas ações têm como objetivo atrair o máximo de cobertura da mídia possível e aparecem como versões análogas às táticas modernas de relações públicas digitais, tais como divulgação para influenciadores e blogueiros, guest posting, SEO, link building e gestão de mídias sociais, que fazem parte de um planejamento de PR. 

É ao longo desse plano que são formados os objetivos estratégicos da empresa, seus públicos prioritários e a forma como todo o processo de abordagem e sensibilização são definidos. Aos interessados em criar um plano de comunicação, existem sete etapas principais que ajudam a estruturar as ideias e colocá-las em prática.

1) Identifique a estratégia de negócio da empresa

Antes de tudo, é preciso mapear a estratégia de negócio da empresa e seus principais objetivos globais. Essa etapa é necessária para saber aonde chegar no curto, médio e longo prazo. Isso é fundamental, pois o plano de comunicação está diretamente alinhado a eles. 

Também é importante fazer uma pesquisa inicial sobre o mercado no qual está inserido, avaliando seus concorrentes, consumidores e todos os segmentos que podem influenciar – positiva e negativamente – em seu negócio, criando uma perspectiva inicial sobre os componentes do plano.

2) Investigue as práticas do seu público e da sua concorrência

Depois que identificar qual é seu público e quais concorrentes representam uma ameaça – seja direta ou indireta – para seus produtos ou serviços, é necessário estudar com maior profundidade seus padrões de comportamento. Nesta etapa, investigue as estratégias de marketing e vendas da sua concorrência, veja como se posiciona no mercado e de que maneira isso pode afetar seus negócios. Exercite o benchmarking

Quanto aos consumidores, entenda quais são as suas necessidades, padrões de consumo e preferências. Isso permite criar serviços e mensagens personalizadas, cada vez mais efetivas.

3) Analise os canais de comunicação e marketing

Identifique quais canais de comunicação seu público mais utiliza e que fatores tornam a experiência de interação mais atraente. É preciso descobrir como ele se comporta nas redes sociais e que mídias trazem maior retorno para a empresa. Teste e monitore diferentes abordagens para identificar aquelas que trazem melhores resultados – tanto de reputação, quanto de conversão.

4) Defina os principais objetivos e estratégias 

Com todas as informações coletadas nas etapas anteriores, este é o momento de definir os objetivos do plano. Avalie, com base nos seus recursos e alternativas, de que maneira o trabalho de comunicação corporativa pode contribuir para o crescimento da empresa, atraindo pessoas para a marca, gerando vendas e/ou fidelizando consumidores. Com os objetivos definidos, pense em como eles podem ser viabilizados e trace suas estratégias.

5) Crie um plano de ação e maneiras de mensurar os resultados

O plano de ação, parte tática do planejamento, é o momento no qual são definidas todas as atividades que serão realizadas para viabilizar o objetivo geral. É preciso apontar a dinâmica de cada ação, os recursos necessários para sua realização, quem serão os responsáveis e como cada um contribui para o sucesso do plano. Quanto aos indicadores de resultado, determine métricas capazes de apontar se o plano está se desenvolvendo como o planejado e alcançando os resultados esperados.

6) Estabeleça um orçamento

Para que o plano de ações seja colocado em prática, é preciso avaliar se os recursos necessários estão disponíveis. Sendo assim, elabore um orçamento detalhando todos os investimentos necessários para cada ação e crie orçamentos alternativos. É preciso estar preparado para fazer adequações.

7) Prepare um cronograma para execução das ações

Mais do que criar um bom plano de comunicação, é preciso colocar as ações em prática. Crie um calendário, geralmente com um ano de duração, e disponha as ações em cascata, de forma que uma complemente a outra. Pense, com base na sua empresa, qual é a melhor forma de aplicar suas ideias e como erros podem ser corrigidos ao longo do processo.

Ainda que o planejamento seja fundamental, a etapa mais importante do plano é colocá-lo em prática. Para que seja efetivo é preciso seguir tudo que foi proposto e estar preparado para imprevistos – afinal, eles fazem parte da realidade corporativa.

Conclusão

Assim como estar em evidência é primordial, é de ciência dos profissionais de comunicação que o planejamento no começo de cada ciclo é indispensável. De qualquer forma, vale sempre ressaltar que preparar estratégias e estruturar novos projetos são processos que requerem tempo e paciência para que a execução das ações seja realizada de forma assertiva.

Assessoria de Imprensa Blog