6 dicas para quem está começando sua estratégia de Marketing de conteúdo

Com o crescimento da internet, hoje as pessoas têm acesso fácil a todo tipo de informação. Assim, para uma empresa se destacar no mercado, não basta apenas estar na web, mas precisa produzir um conteúdo que a diferencie das outras milhares que também marcam presença na rede. Esta estratégia, que visa à criação e disseminação de conteúdos de qualidade, se chama marketing de conteúdo e tem como objetivo o engajamento de um público específico que poderá se tornar cliente no futuro.

Um marketing de conteúdo bem aplicado traz inúmeros benefícios ao seu negócio, como maior aproximação do público-alvo, maior visibilidade da marca, aumento de sua rede de clientes e potenciais clientes. Uma vez que você cria conteúdo de fato relevante, as pessoas encontram seu site facilmente quando pesquisam assuntos de seu interesse na web. E, se o usuário verificar que seu blog ou página nas redes sociais só gera conteúdo de valor, ele se tornará engajado e indicará a página para seus contatos, especialmente em redes sociais.

Mas como criar uma estratégia eficiente? Para você que está começando, separamos 6 dicas importantes para criar uma ótima estratégia de marketing de conteúdo e gerar resultados excelentes. Confira a seguir!

Defina seu público-alvo

Muitas vezes chamado de persona, você precisa listar especificamente quem você quer atrair com seu conteúdo, seja determinados profissionais, pessoas de tal faixa etária ou pessoas com determinada necessidade. Quanto mais específico você for, melhor sua estratégia será criada, pois apenas conhecendo em detalhes seu público-alvo, você saberá qual conteúdo produzir, qual linguagem utilizar e onde fazer divulgação para atraí-lo.

Tenha objetivos claros

Ainda que haja diversas vantagens, pergunte-se qual é afinal seu objetivo com o marketing de conteúdo. Você pode priorizar em sua estratégia que os clientes sejam educados em determinada prática, pode querer mostrar ao público-alvo que sua empresa entende as necessidades dele e tem a melhor solução, criar interação com clientes para conhecê-los melhor, ou pode ainda visar à obtenção de mais leads, aumentando sua lista de clientes em potencial. Definir um ou alguns objetivos no início de sua estratégia é fundamental para você direcionar seu conteúdo para esse fim e ter retorno mais rapidamente.

Produza conteúdo relevante para o público-alvo

O conteúdo precisa ser interessante para aqueles que você quer atrair e engajar. O que seu cliente busca de informação na internet? O que chama sua atenção? Levando isso em conta, já fica evidente que conteúdo de valor não é aquele que só fala de sua empresa e de seus produtos. Deixe que o cliente chegue ao seu negócio de maneira indireta e forneça o tipo de informação que seja útil para o dia a dia dele. Conteúdo educativo é de extrema importância nesse aspecto, pois você oferece dicas e soluções para dúvidas comuns no seu setor, tornando-se referência no mercado e ganhando credibilidade por parte do público. Além disso, pesquise na internet para abordar questões relacionadas ao seu negócio que outros sites e blogs ainda não responderam. Desse modo, você cria conteúdo realmente diferenciado e atrai mais público.

Siga um cronograma

Analise o comportamento do seu cliente em cada época do ano, conforme eventos e datas comemorativas. Sabendo quais dias e momentos seu público está mais disponível na web para interação, bem como saber o que ele procura mais a cada fase, é essencial para você criar um cronograma de publicações, que oferecerá conteúdo certo na hora certa, atraindo e engajando mais pessoas. Um calendário editorial também lhe auxiliará a manter sua estratégia organizada.

Tenha consistência e periodicidade

Se você definiu determinado foco para sua página, conforme o público-alvo e seus objetivos seja fiel a ele. O seu leitor só será engajado se você for consistente e oferecer sempre informações úteis a ele. Do mesmo modo, você não pode começar um blog ou página em rede social e demorar meses para disponibilizar conteúdo. É necessário definir uma periodicidade para as publicações e, assim, seu público terá maior envolvimento e confiança, pois sabe o que e quando irá encontrar em sua página.

Mensure resultados

Para saber se sua estratégia está no caminho certo, é importante que você mensure os resultados com frequência. O Facebook, por exemplo, oferece uma ferramenta bem completa para monitoramento de sua página, mostrando quais conteúdos geraram mais interatividade com o público, em quais horários as publicações foram mais vistas e quantos usuários têm acessado sua página. Se você tiver um blog, o Google Analytics é uma excelente ferramenta para essa mensuração. Com base nos resultados, você ajusta suas ações para ter sempre mais sucesso.

Ficou com alguma dúvida antes de começar sua estratégia de marketing de conteúdo? Então baixe grátis o ebook “Marketing de Conteúdo: Entenda o que é e como funciona”!