5 ferramentas indispensáveis às assessorias de imprensa

A boa assessoria de imprensa não necessariamente é aquela que produz mais textos, mas sim a que torna relevante uma marca. Para atingir tal objetivo é necessário, além de conhecimento do mercado e de expertise, ter ferramentas que permitam a ele o desenvolvimento de suas atividades. Afinal, a eficiência é a relação entre os resultados alcançados e os recursos empregados. Junte bons profissionais com boas ferramentas e as chances de sucesso aumentam exponencialmente. Confira as essenciais:

Press Release

Para quem não conhece, essa é uma das mais (senão a mais) difundida ferramenta. Press releases (Comunicados à Imprensa, em bom português), ou apenas releases (para os íntimos), são textos curtos e objetivos que informam aos veículos de comunicação um acontecimento ou fato. Algumas pessoas tentam banalizar o release como um texto que qualquer um pode fazer e que basta fazer uma propaganda de determinada empresa e enviar aos jornalistas. Mas, assim como muitas das coisas simples da vida, ela requer conhecimento sobre forma, linguagem e, sobretudo, acerca do assunto/tema. O bom assessor é aquele que reconhece o valor de um texto que fisga o leitor até o ponto final além de entender as necessidades e facilitar o trabalho do jornalista.

Redes Sociais

São as queridinhas da nova geração, que carrega a conexão à internet por onde vá e checa com frequência status, compartilhamentos, imagens, textos de amigos, colegas, personalidades e temas que façam parte do seu estilo de vida.

Para o assessor de imprensa, usar esses mecanismos para veicular notícias (deste que integradas em um forte plano estratégico) é uma ótima forma de informar e formar um público interessado. Falamos em nosso Ebook: Redes sociais para Assessores de imprensa sobre a importância do marketing de conteúdo e como tirar proveito das redes mais utilizadas no mundo.

SEO

A Otimização dos Mecanismos de Busca (Search Engine Optmization, do original em inglês) é, sem dúvida, fundamental. Quem conhece pode até estranhar a menção dela para um assessor de imprensa, mas podem ficar tranquilos que nós explicamos. O trabalho de “SEO” tem por objetivo principal otimizar páginas (ou até mesmo sites inteiros) para serem compreendidos de melhor forma pelos mecanismos de busca. Isso, consequentemente, melhora também o posicionamento desses sites nas páginas de resultados mostrando a relevância e confiabilidade destes no assunto buscado. A grande sacada para as assessorias é justamente a questão da relevância, do ser encontrável, estar presente onde o leitor procura. Afinal, quantos de nós pesquisam mais do que as três primeiras páginas de resultados? E quantos escolhem apenas os primeiros resultados? Pois então, devemos sempre aproveitar tudo o que agrega valor. (Veja como utilizar o SEO a seu favor)

Clipping

O clipping não precisa ser somente uma forma de medição para o cliente, mas uma ferramenta estratégica para conhecer o mercado, a marca, a concorrência. Através do que é dito pelos outros sobre algo ou alguém, é possível delinear uma posição de mercado e alguma necessidade de mudança de tática (ou mesmo de estratégia) no modo de lidar do cliente com a imprensa e a opinião pública.

Press Kit

Essa ferramenta é um “bote salva-vidas” para quem precisa conhecer bem sobre um assunto e não tem tempo para fazer uma pesquisa detalhada. O Press Kit – Kit para a imprensa – é aquela pasta que para muitos tem uma “aura dourada”. As informações contidas variam de acordo com cada caso, podendo envolver histórico detalhado, clipping, press release, biografia e material para a imprensa (entre imagens, vídeos e aspas). Essas ferramentas, aliadas à vontade de fazer bem-feito, escrevendo sempre o melhor texto e fazendo o levantamento mais completo, trabalham para que você e o seu cliente saiam sempre ganhando. Você utiliza todas essas ferramentas na sua assessoria de imprensa? Alguma ficou de fora? Complemente a nossa lista por meio dos comentários!

Quer tirar máximo proveito destas ferramentas? Baixe grátis o ebook “Guia DINO para Assessores de Imprensa” e saiba como turbinar os resultados de seus clientes!