Jornalismo

5 dicas para obter fontes confiáveis

Um dos maiores perigos para os jornalistas são as fontes novas ou não confiáveis, que acham que todo dia é 1º de abril. Isso faz com que a busca por fontes relevantes e confiáveis seja algo que os jornalistas têm que enfrentar todos os dias.

Por isso selecionamos 5 dicas para ajudar a encontrar a melhor fonte possível. Confira abaixo:

1 – Não se contente com uma única fonte

Busque duas, três, quatro, quantas fontes forem possíveis para ter a certeza de que não há nenhuma aresta sobrando. O trabalho do jornalista também é fazer pesquisa. Portanto, quando mais sólidas forem suas fontes, melhor será o resultado do seu trabalho.

2 – Evite os “famosos” de plantão

Há pessoas que só querem ver seu nome estampado em uma reportagem e contam as histórias mais incríveis para que isso aconteça. Evite estas pessoas. Prefira quem se mostra realmente interessado pelo assunto e que, efetivamente, tenha algum envolvimento com o tema.

3 – Seja um bom observador

Nem sempre o que a pessoa tem a falar é dito com palavras. Fique atento às expressões e reações que as pessoas têm, pois isso pode ajudar muito tanto para encontrar pessoas envolvidas com o tema, quanto os mentirosos.

4 – Não tenha medo

O medo é um dos maiores vilões para os jornalistas. Deixe-o de lado. Vá atrás, cave fundo e mergulhe de cabeça no buraco. Situações extremamente difíceis irão aparecer, mas geralmente são delas que surgem as melhores provas.

5 – Todo dia é dia da mentira

Não há dia, hora ou lugar para uma mentira surgir, por isso desconfie de todos – isso inclui você mesmo. Como diz o ditado: o pior cego é aquele que não quer ver. Não seja um destes: veja, ouça e escreva tudo com um pé atrás, um simples detalhe pode acabar com um grande trabalho.

Essas foram apenas algumas dicas do DINO, deixe sua opinião nos comentários e continue acompanhando nosso blog!

Recomendadas


Top