1
Assessoria de Imprensa

4 Estratégias para um comunicado de imprensa de sucesso

Comunicado de imprensa, press-release ou simplesmente release, é um comunicado/ declaração feita por um indivíduo ou organização para a imprensa. Ele pode anunciar uma grande variedade de notícias, incluindo eventos marcados, promoções pessoais, prêmios, novos produtos e serviços, relatórios de vendas, etc..

Um comunicado de imprensa, se bem usado, pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação que conecta a empresa ao jornalista. Mas como torná-lo um sucesso?

Primeiro lugar: é fundamental ter uma boa estratégia para alcançar o maior número de pessoas e tornar sua empresa conhecida. Vamos listar quatro características que fazem do seu comunicado de imprensa um campeão:

1. Jornalistas dão mais atenção a pautas personalizadas

Quanto mais direcionada for a mensagem, melhor. Jornalistas gostam de receber sugestões de pauta que sejam (quase) exclusivas.

2. Conteúdo de qualidade

Jornalistas prezam pela informação mais do que tudo, capriche no conteúdo e nas informações. Ela deve ser breve, clara e direta: uma versão ultracompacta do ponto principal do press release

Enquanto o press release tradicional era escrito para jornalistas, o press release da era das redes sociais pode ser escritos por qualquer pessoa.

Os jornalistas e veículos tradicionais perderam um pouco da sua influência para os blogs e as redes sociais. As pessoas estão muito mais ligadas em outras formas de mídia e geralmente escolhem as noticias que querem ler.

Portanto, antes de escrever um press release, pense nos leitores em potencial. Não é mais necessário escrever apenas para atrair jornalistas, agora existem novas variáveis, então pense como atingir vários grupos em vez de um só.

3. Ineditismo

Muitos jornalistas prezam o ineditismo para emplacar uma pauta, ou seja, não adianta ficar mandando um monte de pauta para todo mundo. Se enviar para muitas pessoas o fator exclusivo se perde, pense para quem será mandado a notícia ou comunicado, veja quem tem interesse, e onde você terá uma melhor visibilidade com a publicação do comunicado. Muitas vezes qualidade é melhor que quantidade, por isso escolha bem para onde os seus comunicados serão enviados.

4. Invista em outras fontes de informação

Muitos jornalistas recorrem a outras fontes, principalmente às redes sociais, para buscar pautas. Ou seja, diversifique sua forma de entrega de conteúdo.

Conseguiu entender o que é um comunicado de imprensa e como ele deve ser feito? Essas foram apenas algumas dicas do DINO, deixe sua opinião nos comentários e continue acompanhando nosso blog!

Recomendadas


Top