19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia – 177 anos

Por DINO 19 de agosto de 2016
19 de agosto, Dia Mundial da Fotografia – 177 anos

Meses atrás o blog do DINO divulgou um post sobre o valor da imagem para uma publicação online. E não somente no campo online, os veículos impressos também dependem da fotografia em suas publicações.

Hoje, dia 19 de agosto, o blog homenageia todos os fotógrafos do mundo, pois há 177 anos atrás o mundo recebeu uma das maiores invenções de todos os tempo, que seria capaz de “congelar” o instante: a fotografia. Louis Jacques Mandé Daguerre recebeu o título de inventor da tecnologia, dando continuidade aos experimentos de Niépce. Daguerre utilizou do seu conhecimento e também de experiencias anteriores, como a de Niépce, William Henry Fox Talbot, entre outros.

No campo da fotografia, uma nova profissão surgiu para servir ao jornalismo e ilustrar as matérias produzidas pelos grandes jornais impressos: o fotojornalismo, que já recebeu muitas críticas e chegou a ser tema de discussões sobre a ética do profissional.

 
dino divulgador de notícias

O sul-africano Kevin Carter, por exemplo, entrou para a história da profissão em 1993 quando fotografou uma criança próxima ao acampamento de alimentação das Nações Unidas, e um abutre estava atrás dela. A fotografia, que foi publicada no The New York Times e virou símbolo de um dos maiores problemas do mundo – a fome, recebeu um dos principais prêmios do jornalismo, o Pulitzer, e colocou em discussão: por que o fotógrafo não ajudou aquela criança? Aquela fotografia teria ajudado o ser humano a refletir sobre este problema? Meses após receber o prêmio e recebendo críticas diversas, Carter escreve uma carta e comete suicídio.

O fotojornalismo continua presente fortemente no jornalismo, trazendo ao lado de matérias, imagens importantes sobre diversas questões sociais, por exemplo. E acredite: assim como a imagem histórica de Carter, outros fotógrafos registraram imagens emocionantes sobre os principais problemas do mundo, como a guerra, a fome, a destruição do meio ambiente, entre outros.

Listamos duas exposições fotográficas que estão em cartaz no Rio de Janeiro e em São Paulo. Confira!

Exposição: Tudo é passageiro
Cidade: Rio de Janeiro
Fotógrafo: Luiz Baltar

Exposição: Valise Mexicana: a redescoberta dos negativos da Guerra Civil Espanhola de Capa, Taro e Chim
Cidade: São Paulo
Fotógrafo:  Robert Capa
http://brasil.elpais.com/brasil/2016/07/22/cultura/1469211921_332025.html

Conteúdo