11 filmes que todo fotógrafo deve assistir

Por DINO 22 de abril de 2016
11 filmes que todo fotógrafo deve assistir

Na última segunda-feira (18), o fotógrafo brasileiro Mauricio Lima foi um dos vencedores do Pulitzer, considerado o maior prêmio do jornalismo no mundo. Com fotografias que mostram o drama dos refugiados de onde, as fotos foram encomendadas pelo jornal The New York Times.

O trabalho fotojornalístico de Mauricio Lima, assim como os de outros fotógrafos brasileiros renomados, trabalha imagens no intuito de transformá-las em narrativas semelhantes as das grandes reportagens, ou seja: a famosa reportagem fotográfica ou fotorreportagem.

Para homenagear comemorar a conquista do brasileiro – que fez um trabalho de extrema importância, vamos compartilhar uma lista produzida pelo site Amor pela Fotografia com alguns dos principais filmes que todo o fotógrafo precisa assistir.

 
dino divulgador de notícias

The Bang Bang Club

No longa, a rotina de trabalho de um grupo de 4 fotógrafos que cobriam uma guerra na África do Sul. O destaque vai para a história do fotógrafo responsável por uma das fotografias mais emblemáticas: a criança e o abutre, de Kevin Carter, também vencedor do Prêmio Pulitzer.

Assista ao trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=eFQnoMDFDAY

Henri Cartier-Bresson – The Impassioned Eye

Certamente você já deve ter ouvido falar de Henri Cartier-Bresson. Nascido na França em 1908, Bresson é considerado um dos maiores fotógrafos de todos os tempos.

Assista ao trailer:

https://youtu.be/A3fUZnVTw70

Annie Leibovitz: A Vida Através das Lentes

O documentário apresenta os principais momentos de criação da fotógrafa que nasceu em 1949. Seus trabalhos vão de combates militares a editoriais de grandes revistas.  Annie é responsável por fotografias marcantes como a de John Lennon e, Yoko Ono, que foi capa da revista Rolling Stones, além de outras fotografias.

Assista ao trailer:

https://youtu.be/MZjY9kvcTbs

O Sal da Terra

Além das 10 indicações queremos deixar a nossa sugestão acrescentando à lista um documentário que foi lançado recentemente: O Sal da Terra.

Indicação ao Oscar 2015 na categoria de Melhor Documentário, o longa dirigido por Wim Wenders e Juliano Salgado conta a história de vida e trabalho de um dos maiores fotógrafos do mundo, o mineiro Sebastião Salgado. No filme, são apresentados os trabalhos de Salgado como, Êxodo, Gênesis, Trabalhadores, entre outros.

Assista ao trailer:

https://youtu.be/pG3YLpZKomE

E você? Conhece outro filme sobre fotógrafos para compartilhar? Deixe sua dica nos comentários!

Conteúdo